sábado, 5 de maio de 2018

Cap. 3 - As Provas (AGS)

"Mostro-vos as grandes descobertas que fará a ciência, especialmente as das vibrações psíquicas, por meio das quais nos é permitido, a nós, espírito sem corpo, comunicar-nos com aquela parte de vós que é espírito, como nós. Segui-me. Não se trata de um lindo sonho nem de fantástica exploração do futuro o que estou fazendo: é o vosso amanhã." (grifos meus)

A uma mente presa nas convenções sociais e ágil no racionalismo parece muito improvável - mesmo que se queira - haver descobertas que confirmem de forma positiva o que já vem sendo afirmado há tempos [1]. No entanto é comum a indagação excessiva e a negação quando nossas expectativas de progresso minguam devido à falta de exemplos à nossa volta. Queremos que alguém inicie o processo de descoberta de novos mundos (interiores), mas jamais nos damos ao trabalho de iniciar o processo. Isso exige determinação férrea

Buda falou sobre ilusão e seu imenso poder sobre
aqueles com baixo grau de sensibilidade psíquica-nervosa.
Falou de forma simples, mas profunda.
A vida, do modo como está estruturada, é muito (muito) fácil cairmos na inércia do conforto e na repetição das convenções e rituais cotidianos. Vencer o lugar comum é tarefa que o inconsciente humano julga perda de tempo que não leva a nada. O fracasso é apenas humilhação - jamais aprendizado e crescimento íntimo. A derrota exterior, vista, sentida e considerada como tal pelos outros, se torna a própria derrota do ser que ousa, sentida pelo indivíduo até a medula. Isso é se nortear pela coletividade.

"As verdades filosóficas fundamentais, tão discutidas durante milênios, serão resolvidas racionalmente, por meio da simples razão, porque vossa inteligência terá progredido; o que dantes, por outras forças intelectivas, tinha de ser forçosamente dogma e mistério de fé, será questão de puro raciocínio, será demonstrável e, portanto, verdade obrigatória para todo o ser pensante."

Épocas remotas explicavam fenômenos naturais embasadas nos mitos. Hoje, com o progredir da ciência e da razão, o sobrenatural saiu da penumbra do mistério e se tornou claro, evidente, aceito por todos. Assim também deve se dar com o universo interior, do espírito. A física quântica já acena para essa realidade, tornando a matéria um campo de possibilidades que depende de nossa percepção [2]. A matéria, antes independente, se "tornou" uma entidade dependente de outros fatores - que escapam aos nossos sentidos. O que era considerado sólido pelos mais proeminentes nomes da ciência acabou se revelando uma ilusão, como a Bhagavad Gita já acenou há 25 séculos [3].

Reflito e medito, logo anseio pela iluminação. 
"Vós mesmos que negais estais todos ansiosos e ávidos de ascensão; não podeis negar que o intelecto progride e que existem alguns homens mais adiantados do que outros."

A diferenciação existe e é dinâmica. O relativismo de nossos tempos acabou reduzindo qualquer fenômeno anormal a uma mera diferença na horizontalidade, não sendo digna de observação aprofundada - e tampouco compreensão. Essa questão já abordei anteriormente [4]. Há diversas pessoas despertando para o fato de que a própria imposição do relativismo como modelo mental do mundo é falha [5], já que a própria afirmativa deve estar sujeita à transitoriedade e em relação a outras opiniões. Dessa forma a lógica hodierna não é capaz fornecer um sistema universal sob o qual qualquer um pode se apoiar com segurança máxima e orientação certa. Desenvolvi essa ideia extensivamente, inicialmente numa abordagem mística-impetuosa [6], e posteriormente com uma sistematização analítica [7].

"Muitos médiuns ouvem com novo sentido de audição psíquica, não mais com o acústico. Ouvem-nos com seu cérebro. Sintonia quer dizer capacidade de ressonância. Espiritualmente, sintonia é simpatia, isto é, capacidade de sentir em uníssono. Tanto acústica, como elétrica ou espiritualmente, o princípio vibratório de correspondência é o mesmo, porque a Lei é una em todos os campos."

Da acústica (domínio mecânico) para o electromagnetismo (domínio elétrico), e deste para a afinidade de almas (domínio espiritual), o conceito é sempre o mesmo: estar vibrando na mesma frequência, intensificando o sinal dos entes que se comunicam. O sentimento também possui uma sua vibração característica, mais refinada do que aquela que a ciência já mensura, das ondas eletromagnéticas. As particularidades, equações para cálculo, os efeitos sentidos, podem ser diferentes, mas o princípio é único. Aqueles cuja psicologia se prende ao mais concreto nega categoricamente afirmativas que exigem certo grau de sensibilidade (sentimento). 

"Naturalmente, quem não ouve nega; mas não poderá e não terá o direito de negar que os outros possam ouvir e que ouçam. Quem nega pede provas e só se dispõe a conceder seu consentimento depois de haver verificado esses fatos, necessários para sacudir esse seu tipo de mentalidade. Jamais pensastes na relatividade de vossa psicologia, devida aos diversos graus de evolução de cada um? Jamais pensastes naquilo que impressiona a mente de um, mas deixa a de outro indiferente, e como cada um exige a “sua” prova?"

Os Dez Mandamentos (1959). O filme impressiona porque
transmite valores fundamentais e tem cenas fortes, bem
desenvolvidas. Toda cena tem embasamento e força de intenção.
Novamente nos deparamos com a questão da negação da diferenciação evolutiva dos seres. Pelo medo de muitos se vestirem de mantos absolutistas acabamos por criar uma lógica que alimenta um sistema de "imperialismo do relativo". Qualquer tentativa de erguer uma rota na verticalidade mística ofende e já é encarada como tentativa de se colocar acima dos outros e portanto mais digno dos bens e serviços do mundo. Pode não ser o caso...Mas como a mente do involuído julga os outros baseado no que ele mesmo é, chega-se à conclusão de que o outro é ruim e está sempre à espreita. Em tudo julga haver segundas intenções. E quando se depara com o inesperado, se choca, e se lança ao ataque para não se ver diante do dilema de que "há muito mais do que se imagina". Se o ser agredido e humilhado continua com reação diversa, de não-violência, sem ressentimentos, alguns podem começar a refletir sobre o fenômeno. Eis a fronteira entre o "mundo como é", regido pela astúcia, e o "mundo como será", regido pela justiça. Um choque magistralmente revelado na obra de Victor Hugo, Les Misérables, que já foi muito observada aqui [8]

"Que número enorme de provas seria necessário para cada um sentir-se impressionado em sua própria sensibilidade particular! Para cada indivíduo há um fato específico para inserir-se em sua vida, em sua concepção de vida, na orientação dada a todos os seus atos. O próprio raciocínio não serve para todos, porque a demonstração, com frequência, torna-se discussão, que, em lugar de convencer, transforma-se em desabafo agressivo, exemplo de luta que exacerba os ânimos."

Não adianta provar. Esse caminho não convence o coração. Logo a outra parte apresenta uma contra-prova. O mesmo tema com um ponto de vista revestido como se fosse proprietário de maior importância (peso). Não é isso o que vemos entre as áreas do conhecimento? Engenheiros discutindo com cientistas; mecânicos com eletrônicos; mulheres com homens; jovens com velhos; ambientalistas com tecnologistas; sociólogos com economistas; matemáticos com físicos; médicos com enfermeiras; nação contra nação; religião contra religião,...cada qual com inúmeras provas de sua suposta superioridade. Mas o fato é que a única superioridade reside no alinhamento de sua finita vontade individual com a vontade Infinita de Deus, mesmo que isso signifique se tornar um anátema perante o mundo - de forma parecida disse Espinoza.

Matrix (1999): somente iremos ampliar nossos limites humanos
quando chegarmos neles e dermos um salto de fé no
abismo do mistério. Assim nos divinizamos. 
A ciência médica sempre está descobrindo novas coisas a respeito dos alimentos. Ora algo é bom (sob aspecto X), ora nem tão bom (sob aspecto Y). E assim sucessivamente. Não cessa porque estamos em fase de descoberta. Especialmente a respeito de propriedades nutricionais, mapeamento genético, evolução das espécies, limites espaciais (o microcosmo e o macrocosmo) e temporais (relatividade). É claro que existem certas verdades consolidadas, inegáveis. Mas até essas devem ser interpretadas com cuidado se não desejamos cair em armadilhas.

"Além disso, um milagre vos convenceria? O Cristo fez tantos! Acreditastes? Um milagre é sempre um fato exterior a vós; podeis negá-lo todas as vezes que vos for cômodo, porque perturba vossos interesses."

Só veremos a verdade quando estivermos abertos a ela - isso é .

A porta da compreensão se abrem por dentro. Somente nós mesmos podemos abri-la. O sábio pode, no máximo, nos mostrar o caminho, conforme disse Morpheus a Neo, no filme Matrix [9].

"She told you exactly what you needed to hear, that's all. Neo, sooner or later you're going to realize, just as I did, there's a difference between knowing the path and walking the path."
(Morpheus)

O imponderável permeia nossas vidas. Já sangrei e perseverei o suficiente para acionar engrenagens desconhecidas [10]. Por isso tenho o dever de continuar este (e outros) trabalhos. 

"Vossa vida está cheia dessas forças desconhecidas em ação. São as maiores, das quais dependem vossas vicissitudes e o destino dos povos. Quantas já não estão prontas a se moverem no desconhecido amanhã, mesmo contra vós que me ledes? Os inconscientes sacodem os ombros ao amanhã; só os corajosos ousam olhá-lo de frente, seja bom ou ruim."

Os milagres abundam. As provas estão aí. Basta abrir os olhos da sensibilidade...

Notas e referencias:
[1] Allan Kardec compilou mensagens de entidades não-encarnadas, que respondiam sobre questões diversas, focando sobretudo no além-tumulo. Mais tarde viria Ubaldi expandir esses conceitos, anexando-os ao "seu" monismo, construindo um sistema universal que tudo explica, restando a nós apenas conduzir nossa vida e nossa ciência pelos princípios esboçados em sua obra.
[2] http://www.gilsonfreire.med.br/index.php/gerais/fisica-quantica-e-espiritualidade
[3]https://medium.com/revista-subjetiva/bhagavad-gita-as-li%C3%A7%C3%B5es-que-mudaram-minha-vida-badb0e032039
[4] https://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2017/10/absoluto-e-relativo.html?m=0
[5] http://alemdoquepensamos.blogspot.com.br/2011/04/absoluto-x-relativo.html
[6] http://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2014/08/desmistificando-ideias-quase-arraigadas.html
[7] http://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2017/12/relatividade-vertical-relatividade.html
[8] http://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2017/07/os-miseraveis-queda-e-salvacao.html
[9] http://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2015/06/matrix-uma-visao-mistico-cosmica.html
[10] http://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2017/09/mecanica-do-milagre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário