quinta-feira, 8 de junho de 2017

Reta Final

Temos ainda 3 aulas. 3 dias. 3 momentos. 3 oportunidades. 14, 21 e 28 de junho - data de apresentação do Trabalho Final. Após isso o curso terá cumprido sua função.

Duas alunas vieram ontem - mais meu colega ouvinte. Mas sentia-se que a sala era sondada pelos alunos dos cursos técnicos. Com certeza trata-se de curiosidade superficial. A fascinação pelas coisas deslocadas do horário normal - pelos eventos quase desertos, pelas coisas diferentes, feitas de maneira diferente, com objetivos diversos; feitas livremente, num espaço onde indivíduos se juntam por livre adesão - é muito grande. Mexe com o imaginário.

Nesta aula finalmente chegamos aos Pontos de Alavancagem. Baseado em todos conceitos e ideias apresentadas nas últimas aulas, iniciamos uma escalada ascensional dessa pirâmide, que parte das atitudes e ações de superfície, - mais triviais - subindo gradativamente, pouco a pouco, exemplo por exemplo, história por história, até chegarmos ao vértice virtuoso e voraz que vivifica a vida e varre a vileza como o vento. Ascensão conceitual.

À medida que se sobe na pirâmide as coisas se tornam mais interessantes. As ações e posturas são mais efetivas, significando que a mudança de algo no sistema - ou nele próprio - será mais poderosa, se propagando ao longo do tempo, e se difundindo, reproduzindo e elaborando nas mentes e corações dos seres.

A hierarquia de alavancagem de Meadows, do menos efetivo ao mais poderoso, é:

1. Números
2. Reservas
3. Estrutura de Estoques e Fluxos
4. Atrasos
5. Realimentação Negativa
6. Realimentação Positiva
7. Fluxos de Informação
8. Regras
9. Objetivos
10. Auto-Organização
11. Paradigmas
12. Transcendendo Paradigmas

É importante destacar que ações se superfície, com efeito imediato, - mas fraco e insustentável - não são completamente descartáveis. A questão é não basearmos todas nossas atitudes nelas, o que nos leva a cair num ciclo vicioso estagnante e sem sentido. Eis como a mente humana funciona, em larga medida.

Outro ponto a destacar é o seguinte: podemos fazer alterações a nível mais profundo (ex: mudança de regras) e no entanto com isso causar uma piora no rendimento geral do sistema - um exemplo disso é o que está ocorrendo em nosso país nos últimos meses. Alteração profunda de vários parágrafos e seções da Constituição de 1988 envolvendo Direitos Trabalhistas, A Previdência Social, os "gastos" (investimentos) em Saúde e Educação, a Terceirização - entre outras "reformas" de caráter escuso.

Por esses dois motivos é preciso tomar cuidado ao observarmos e compreendermos como, por quê, quando e de que modo podemos (e devemos) alterar sistemas.

Enquanto passava pelos pontos, fui puxando exemplos que me vinham à cabeça. Tive a oportunidade de comentar o momento político atual, e os paradigmas ao qual a corrente de pensamento que muitos economistas seguem - estes geralmente são convidados pelos grandes meios de comunicação para darem suas opiniões acerca da economia, pois são "sérios"..Passei novamente pela importância das reservas, explicando que ela foi uma das causas mais importantes (talvez a mais) para o surgimento das civilizações. Citei algumas referências - filmes que assisti, documentários, cafés filosóficos,... - para enriquecer e fazer as pessoas buscarem algo a mais.

O próximo passo é continuar essa subida. Na aula que vem chegaremos ao vértice (item 12), que irei exemplificar através da exibição de uma formidável cena de um grande filme - que mostra a transformação...o despertar...de um dos maiores revolucionários de nosso mundo: Francisco de Assis.



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