quinta-feira, 18 de maio de 2017

Dias 8 e 9

Decidi passar algumas partes (de modelagem por equações diferenciais). Como o público não viu o conteúdo, preferi omitir uma parte. Assim poderei priorizar a parte final da matéria, que traz conceitos mais intuitivos a respeito de sistemas complexos. 

Nas próximas semanas irei mostrar exatamente o que é evento, comportamento e estrutura em sistemas. Direi o que é uma ação baseada em eventos e baseada em comportamento, diferenciando ambas. Irei mostrar erros comuns cometidos por leigos e (particularmente) especialistas ao analisar sistemas e propor soluções. Na parte final irei listar uma hierarquia de pontos de alavancagem para alterar sistemas - baseado na lista de Donella. Irei desde as ações mais fáceis e de menor efeito até aquelas mais difíceis (porém, de certa forma, simples) com efeitos profundos. O ponto máximo (maior alavancagem) será coroado com a exibição de um trecho de filme que exemplifica muito bem o que significa transformar profundamente um sistema.

Percebi que o curso, se for ofertado novamente, precisa de uma carga horária ligeiramente maior. Ou um público que já tenha conhecimento de alguns conceitos e uma base matemática de curso superior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário