domingo, 4 de dezembro de 2016

Religião do Futuro: Científica e Unitária

Ser religiosamente científico e cientificamente religioso.

Ser religiosamente científico até as fronteiras do nosso mundo.
Ser cientificamente religioso ao caminhar além das fronteiras de nosso mundo.

O dualismo oferece um progresso lento. São choques intermináveis. Contrapontos. Vive-se em contrassenso. O monismo - uma vez alcançado - dá o Caminho Direto. Mas este engloba aquele. Sempre está guiando os choques. Se tomarmos consciência dessa força que guia no caos, ordenando-o, poderemos entrar em sintonia com ela.

A ideia é simples: a ignorância age com força e rapidez insuperáveis em nosso mundo, esmagando o bom senso, a reflexão, a vida. Ela está encerrada no espaço-tempo, e portanto possui pressa. A sapiência age de outra forma: ela compreende o passado, absorve as complexidades do presente - com suas contradições - e se projeta no futuro. Se projeta sem meramente repetir o antes, ipsis literis. Há semelhanças, mas mudanças substanciais que preparam a humanidade para ascensões em todos níveis e esferas. A sapiência age quase sempre lentamente - às vezes rapidamente. Não é prisioneira do espaço-tempo. Engloba-o com a consciência. Consciência que dá paz. Paz que possibilita acúmulo de energia.

Há pouco a se fazer enquanto a massa crítica não se forma. Resta nos alimentarmos com o alimento sólido vindo das altas correntes de pensamento*. E tentarmos nos melhorar dentro de nossas vidas cotidianas, olhando para nós mesmos. Nos ouvindo e trabalhando 24 h por dia para nos tornarmos seres mais coerentes, capazes e pacientes.

O vídeo abaixo dá uma ideia do que realmente se trata:


Tudo aponta para a necessidade de despertarmos a consciência num certo grau - o que é muito trabalhoso!

Sem isso não seremos capazes de continuar.

Quanto ao nosso modo de vida presente, há uma má notícia: segundo Dennis Meadows não há mais tempo para revertermos as catástrofes ambientais (e o combo que vem junto: catástrofe social, econômica, cultural, existencial, etc,...algumas já se revelando) que semeamos nas últimas décadas, com nosso modelo de "desenvolvimento" baseado em crescimento físico exponencial, tendo o consumo como meta absoluta d vida. Isso é muito triste se paramos para refletir bem.

https://www.youtube.com/watch?v=zmjG7tBL_Dg

Se o diagnóstico for correto, resta focarmos nossa mente em aprender a viver de forma mais simples e começar a ter um modo de vida adequado a uma Era de Reconstrução (material, mas, sobretudo, Interior). Uma Era longa, muito longa - à perder de vista. Aí teremos chance de nos reformarmos.


* Ver UBALDI, P.; ROHDEN, H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário