quarta-feira, 18 de maio de 2016

Causas da violência no Brasil (e no mundo)

O seguinte artigo, do GluckProject, aponta de forma mais precisa, sistemática e racional para o Infinito que venho versando neste blog há 3 anos, ininterruptamente.

http://www.gluckproject.com.br/tudo-que-voce-sabia-sobre-a-violencia-no-brasil-estava-errado/

Existe no mundo um movimento - muito discreto - em curso para mitigar os cursos da área de Ciências Humanas, e tornar a Arte um mero apêndice da indústria "cultural". Vide a sugestão de um ministro japonês em cancelar os cursos de humanas [1], ou um governador que afirma publicamente que fomentar pesquisa em sociologia é um desperdício de recursos [2].

O ego intelectual que satisfaz os instintos mais nefastos não quer resistência alguma para avançar e se estabelecer no terreno humano. Qualquer possibilidade de questionamento; qualquer ideia que oriente a pessoa para outro plano, fazendo-a se libertar das "necessidades" e "obrigações" do mundo, é uma séria ameaça a essa tentativa de estabelecer um reino robótico, utilitarista, sem reflexão, onde existem mil máscaras para cada ator, e contribui-se para que incrementemos mais superficialidades ao indivíduo já afogado na mesma.

Eu já discorri muito sobre essa questão. Quem acompanha e mergulhou na essência das palavras, compreender do que se trata. É a esses que pretendo atingir. Pois deve-se semear para todos, mas a semente só irá florescer com todo seu vigor, beleza e força em terreno fértil, já preparado.

Se o ódio e a desordem vêm crescendo nos últimos anos, isso se deve e não se deve ao fato de estarmos iniciando um processo de transformação profunda. Forças do imponderável agem através de indivíduos e grupos específicos para iniciar esse processo, e com esse dinamismo humano-social inicia-se a revolta do mundo, que em sua maioria inconsciente grita, se remexe, agride e ataca, usando como desculpa aquele que iniciou o processo tão necessário quanto doloroso. 

Muito cuidado...é preciso ter discernimento profundo para não ser refém de forças egoístas - individuais e coletivas !

A História, à medida que ganha volume e se renova, de acordo com interpretações mais conscientes, e portanto abrangentes, revelará cada vez mais. 

Mas podemos ser mestres de nosso destino se decidirmos por "perder nosso tempo" nas causas profundas, situadas no imponderável.


Referências
[1] http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/governo-japones-pede-cancelamento-de-cursos-de-humanas-em-universidades-17506865

[2] http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2016/04/1765028-alckmin-critica-fapesp-por-pesquisas-sem-utilidade-pratica.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário