sábado, 27 de junho de 2015

UM ALERTA, UM CONSELHO, UM CONCEITO UNIFICADOR

Estamos adentrando num período de inflexão conceptual em nível global. Se trata de um fenômeno singular que está (muito) além da economia, da política, da ciência, da psicologia, da sociedade, etc - apesar de seus efeitos se manifestarem em cada uma dessas vertentes da vida. Ela afeta a essência de tudo e todos, apesar dessa alteração se manifestar de variadas formas.

Estamos chegando num ponto em que os postulados "invioláveis" adotados devem ser revistos a título de continuarmos a jornada evolutiva que sempre permeou a matéria e todas as formas de vida, desde o minério até o ser humano.

Aquilo que serviu de alicerce para o florescimento da vida; para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, das filosofias, das artes, das religiões; para a manutenção e compreensão das relações afetivas e sociais, todos esses apoios "sólidos" devem ser revistos e - possivelmente - superados.

O tempo passa, as descobertas aumentam o conhecimento, as tecnologias trazem (teoricamente) conforto e tempo livre e energia para o Ser se dedicar a trabalhos de ordem superior. Concepções de Deus evoluem, e com isso o elenco de conceitos secundários que orientam a vida de cada ente humano desse mundo.

As maiores verdades são paradoxais justamente por transcenderem sua época. Elas escapam à lógica compreendida (e portanto estabelecida). São inassimiláveis pela mentalidade analítica-sistematizadora - que se julga o ponto final da evolução. Trata-se de uma supra-lógica diagnosticada como "delírio" pela mente intelectual. Uma mente balizada por tempo e espaço que disseca o fenômeno (quer ele seja natural, humano ou "sobrenatural") para estudá-lo. E não percebe que ao dissecá-lo para analisá-lo, não capta a essência - pois violou para sistematizar...

Amar o fenômeno é o único meio de assimilá-lo integralmente.
Disso sabem os grandes gênios da ciência, da arte e de todas outras áreas.
Disso sabem os santos, místicos e profetas.

Quem lê e estuda apenas conhece.
Quem sente e vive sabe.

Conhecer está para inteligência.
Saber está para intuição.

É chegado o tempo em que o vetor de desenvolvimento desta humanidade não mais será aquele que muitos creem que será.

A tecnologia é boa e útil e deve continuar a nos brindar com seus inventos.
No entanto de nada adianta uma invenção sem aplicação sábia...

A evolução orgânica é assintótica, assim como o desenvolvimento técnico.
A estrela mais próxima se encontra a 4 anos-luz, e nossos meios de propulsão mais modernos levariam séculos para nos levar até lá.

Einstein demonstrou teoricamente que todos os (aprox.) 92 elementos do Universo são lucigênitos. Toda matéria provém da luz. E no mundo material (material...) nada é mais veloz do que a luz. Isso não significa que tudo acaba aqui. Porque o que a matéria é incapaz de superar é facilmente abraçado pelo pensamento. E isso é uma característica intrínseca do ser humano.

O Ser humano foi pouco compreendido até hoje. Ele é auto-causante e não alo-causado. Ele possui a potencialidade capaz de mover montanhas. Basta estar sintonizado com a Fonte Infinita. Para realizar esse feito basta se conscientizar de sua natureza.

Fenômenos humanos são mais complexos do que fenômenos infra-humanos (ditos naturais). Daí a nossa falta de habilidade em lidar com as ciências humanas - e a Filosofia e Religião. Mas são essas que abrirão as portas para ascendermos. Porque nós evoluímos sempre no longo prazo, e com isso revemos nossos conceitos e sentimos que o poder do 

Universo Interno dos Valores é superior ao 
Universo Externo dos Fatos.

Disse Einstein:
"Do mundo dos fatos não se chega ao mundo dos valores.
Mas do mundo dos valores podemos chegar ao mundo dos fatos."

Técnica analítica é facticidade. É talento.
Reflexão intuitiva é valor. É gênio.

Poucos admitem isso porque se prendem à sua formação;
assim como se prendem ao seu corpo, se identificando este com sua essência;
assim como se prendem a ideologias inconscientemente;
assim como se prendem aos bens materiais além da conta (e assim se tornam escravos de circunstâncias e de uma forma mental);
assim como se prendem ao pensamento coletivo que impera.

Seguir o Ideal interior é a mais profunda consciência da Realidade.
Ser arrastado pela realidade exterior é o mais radical culto à Ilusão.

Compreendam se puderem.
Vivenciem se compreenderem.
Se realizem como consequência da vivência.

E depois, difundam a Realidade Universal.

Isso pode demorar anos, décadas, séculos ou milênios.

Mas trata-se de um Trabalho de longo prazo, cujos frutos são Absolutos e Eternos.

Acho que vale a pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário