terça-feira, 21 de abril de 2015

NA SENDA DO MISTICISMO

Os últimos meses têm sido de profunda introspecção. Parece que quando o "mal" ou uma "tragédia" lhe ocorrem, abrem-se janelas para uma verdadeira iluminação - ou conscientização. O que se "perdeu" não é perda em sua essência. O "mal" que lhe ocorreu é baseado num consenso social-midiático estabelecido, e sua "solução" é nada mais do que arranjar (de qualquer jeito, sob risco de ser criticado, estigmatizado, caluniado) uma forma de voltar a um círculo viciante e saturado. Pseudo-solução para um pseudo-mal, gerando uma pseudo-felicidade.

No ano passado minha sensibilidade psíquica-nervosa encontrou uma justificativa que a tornou motivo de alívio e - posteriormente - auto-conhecimento. Este poderá, - se minhas auto-críticas e olhar para dentro se mantiverem firmes, cada vez mais intensos e rompendo barreiras - iniciar um processo de auto-realização.

"Problema" -> Alívio -> Auto-conhecimento -> Auto-realização                                           (1)

O que era visto como anormal passa a ser passível de uma segunda filtragem: infra-normal ou supra-normal. Enquanto o primeiro tipo de classificação é obtida pelo mundo (coletividade, dispersiva), que opera na dualidade certo-errado; o segundo só pode ser descoberto individualmente, pelo seu Ser (alma indivisível), que pode atingir o zênite da intuição, percebendo o transformismo que o leva a senti-lo e operar de acordo com ele. Porque verdades profundas não podem ser ditas, descritas ou sistematizadas em público, mas apenas sentidas.

A cadeia em (1) pode ocorrer mais de uma vez, dependendo do grau de auto-realização. Apesar de que esta e o auto-conhecimento em si sejam algo da essência. Ao mesmo tempo, podemos ter uma melhora efetiva em nossa vida - pelo nosso Ser - sem termos atingido o zênite da integração com o Universo, mas estarmos a caminho disso. Eis o porquê de eu dizer que pode existir mais de um "ciclo ascensional" deste tipo.

Figura 1.
A Figura 1 revela o tipo de análise feita pelo binômio ciência-sociedade e a intuição a ser sentida pelo binômio intuição-individualidade. A primeira é do mundo (externa), ao passo que a segunda é do Ser (interior).

Posso adicionar uma lógica de realimentação no diagrama: para o normal, provado e aprovado pelo mundo (emprego, salário, relações, sociedade, instituições,...), tudo estará bem enquanto for aprovado, re-alimentando as características de seu ego físico-mental. Este cresce até certo ponto e depois estagna na sua normalidade, cada vez mais banal e incapaz de solucionar os problemas de um mundo que - imperiosamente - deve marchar para frente. Já para o anormal ocorre um fenômeno que: 1.1) pode levá-lo a um desgaste e colapso, por tentar repetidas vezes alterar seu comportamento sem consultar sua intuição gritante mas recorrendo às referências externas ou; 1.2) pode conduzi-lo a - via iterações consigo e com o mundo, se classificar como infra-normal, coincidindo com o diagnóstico semi-consciente do mundo; 2) ou finalmente, para aquele que passou pelo processo anterior, observando a si e ao mundo, desafiando seus conceitos e idéias, colocando-os à prova no mundo, e vendo que não há superações e englobamentos por parte do outro, mas apenas negação ou leve e distante admiração (sentida), uma nova classificação surge (supranormal). Essa é a suprema superação biológica descrita por Ubaldi ao longo de toda sua Obra de 24 volumes.

Podemos trazer à tona essa verdade apenas para pessoas muito próximas e conscientes. Esse é o começo da exteriorização da mais profunda realidade interior. Os núcleos coletivos da vanguarda começam a se formar após longo e intenso período de maturação individual. O pequeno número de seres com coesão revela a profundidade da força que norteia cada um deles. Ou: a visível inter-coesão social aponta para uma evidente coesão interna das partes.

Ler, pensar, refletir e sentir a Realidade da Obra de Pietro Ubaldi significou a maior conquista da minha vida até o momento.

Não apenas o ato mecânico de leitura, fundamental mas insuficiente;
Não apenas a leitura e o pensamento, imprescindíveis mas incompletos;
Não apenas o ler, o pensar e a reflexão, essenciais mas demandantes de mais;
Ler, Pensar, Refletir e Sentir. 

Para iniciarmos a vivência integral.

O Sentimento daquela realidade profunda e vasta, capaz de fechar o circuito de todos questionamentos do concebível e do inconcebível. Capaz de permear todas esferas da vida e todas áreas do saber; em todos momentos e épocas; em todos ambientes e locais; em todas circunstâncias. Permeabilidade sem ofensa. Compreensão sem complicação. Fé, Ciência conduzindo ao Amor - a mais alta razão. Amor... a supra-lógica classificada como ilógica

Isso não te deixará rico nem te dará títulos nem aumentará sua sociabilidade. Mas pode te levar a conseguir algumas coisas do mundo - para se edificar para o que realmente interessa - quanto mais você se desapegar das próprias, percebendo sua importância baixa.

"Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vos será acrescentado."

Encanta, fascina, e eleva.
Mas até hoje não começamos a sentir essa Realidade última.
Muito menos a vivê-la...

Pois com a Obra de Pietro Ubaldi foi (e é, e será) possível sentir essa conexão entre a mais profunda e poética realidade universal e a mais concreta, analítica e prática semi-realidade daqui. Da minha vida, da sua vida, de tudo e todos. Eis o porquê de meu incessante bater na mesma tecla. Chatice teimosa que se torna sinceridade perseverante [1].

O Einstein possuía religiosidade
profunda, apesar de não seguir
igrejas ou partidos ou grupos.
A capacidade de pensarmos constantemente é condição necessária mas não suficiente para atingirmos o cume da intuição espiritual. Isso foi dito - de outra forma - no livro de Rohden que leio agora (Einstein - O Enigma do Universo, Figura 2). Isto é: o processo mental-analítico muitas vezes prepara terreno para a sensibilização do ser. São dores devido a fracassos que levam a uma sensibilização (consciência) cada vez mais apurada da realidade. Mas ela se mantém silenciosa até o momento em que o Ser se mostra infinitamente persistente em sua busca. Um silêncio crescente, servindo de prova, de avaliação, para aquele que ousou persistir nos métodos normais para chegar a um anormal temido e ignorado pelo mundo. Um anormal que pode se revelar infra-normal; mas que, com suficiente fidelidade (fé, sintonização), conduzirá o Ser à descoberta que revolucionará o mundo, sem que o mundo a entenda. E dessa forma a "sistematização do processo evolutivo" [2], sentida por mim após constantes tempestades internas, e vazada para o teclado numa explosão simultânea (2 ou 3 dias para transcrição), pode ser confirmada através da leitura, pensamento, reflexão e sentimento de uma obra de Rohden, que descreve a personalidade humana e intuitiva de Einstein.

Combustível espiritual por inspiração.

E assim o trabalho solitário e prazeroso continua...

Referências
[1] http://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2014/11/da-chatice-teimosa-sinceridade.html
[2] http://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2015/03/sistematizacao-do-processo-evolutivo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário