domingo, 12 de abril de 2015

A BUSCA PELA VERDADE

Quem busca a Verdade submete sua forma (corpo, bens, intelecto e sentimentos) aos anseios da sua essência (espírito imortalizável, consciente). Usa aquela como meio de plenificar esta, um fim. Mas para tal milagre ocorrer deve-se ter percebido intuitivamente a mais profunda Realidade. Aquela que abarca a nossa pequena e relativa realidade, e vai além, revelando mundos inassimiláveis intelectualmente - mas sentidos intuitivamente.

Quando o nosso sentir intuitivo se transforma em compreensão profunda realizamos o processo de autoconhecimento. E com isso, chegamos ao topo do Himalaia, e podemos descer ao mundo das planícies e dos vales, dos mares e dos desertos, dos gelos e dos calores, realizando assim a autorrealização, e assim nos tornando seres integrais.

Dar-se conta da sua ignorância (quase) infinita é o primeiro passo para a a sapiência.

É muito difícil aceitar, eu bem sei - porque sinto. Mas, meu amigo, minha amiga, posso lhes garantir que é o único caminho para ser rico em termos Absolutos. Isto é, menos dependente de todas externalidades, sejam elas bens, títulos, boa forma, "amigos", reputação social, acadêmica, etc, por ser consciente de sua potência interior.

Não forço ninguém nem imponho idéia ou crença. Apenas constato o que venho sentindo e refletindo ao longo de um período de vivência e maturação nas esferas social, afetiva, financeira, familiar, educacional, física e cultural. Aconselho a continuar o seu caminho particular, porque ele é o melhor para você. Ele é natural do ponto de vista de seu meio, de sua história, de suas características orgânicas (genéticas) e de seu indivíduo indivisível espiritual. Nem peço que leve consigo esses escritos nem todo conteúdo deste blog. Apenas deixo impresso, em palavras - ora com beleza poética, ora com razão filosófica - algo que possa ajudar a tornar sua jornada particular menos dolorosa. Aceite-a ou não.

Não...não quero fazer ninguém seguir uma seita ou igreja.
Nem se prender ao poder econômico (além do necessário)
ou político. Só desejo passar minha pequena vivência...
A grande questão - que eu inclusive não suporto plenamente - é aceitar a inexorável força das leis cósmicas, sempre martelando, sempre incomodando, que nos conduzem à dor. Sofrimentos aparentemente sem finalidade. Eventos que são incapazes de serem previstos (e evitados) por qualquer planejamento intelectual-analítico. Talvez porque, se o intelecto tivesse tal poder (que não possui...), "resolveríamos" nossos problemas de forma mortalmente ilusória, atrasando um progresso cada vez mais necessário e nos levando a um abismo...uma morte Absoluta. Isso assusta...Eis que a arquitetura do Universo, com suas leis físicas (conhecidas quase por completo) e metafísicas (desconhecidas e levemente tangenciadas por alguns), demonstra sapiência Infinita. Cabe a nós descobrirmos a Lei para agirmos de forma sábia e chegarmos à felicidade - plena.

Eu sempre ouvia pessoas dizerem "é melhor ser bom do que ser inteligente". E aceitava. No entanto, via pessoas de "sucesso" e "felizes" demonstrarem grande inteligência, realizando malabarismos intelectuais na forma verbal, nos estudos, nos negócios. Mas seu "sucesso" e sua "felicidade" inexistiam nos momentos em que se defrontavam com as grandes questões da vida. Ainda assim era melhor do que ser bom e "fracassar".

O tempo passou e algumas coisas começaram a se clarear. E me perguntei: "E se ser bom não é uma supra-inteligência?". Algo tão sábio, tão profundo, tão belo, que nossa mentalidade atual, presa em provas e demonstrações, não consiga identificar e traduzir para a humanidade - estudada ou não.

É melhor ser bom do que ser inteligente.

Parece lamentação de quem não atingiu o ápice acadêmico ou corporativo, com suas respectivas honrarias e reconhecimentos e prazeres relativos e transitórios. Parece mesmo um discurso forjado à base de inveja, para derrubar quem venceu porque o discursador não venceu...

Eu pensei muito nisso. Antes de começar essa aventura em forma de blog, em 2013, milhares de sentimentos e pensamentos e intuições sondaram minha mente. Questionei a mim mesmo. Me feri no campo mental, no campo sentimental e no campo material. Inconscientemente orientado por uma força imponderável. Tive no que fazia. Gostava, mas achava que seria uma moda temporária. Que não era importante. E nunca previ nada, nem planejei sobre o que falaria nem como. Mas o tempo passou e tudo continuou, cada vez mais elaborado, cada vez mais claro. E hoje este espaço virtual, candidato a nati-morto pelo próprio autor nos primeiros meses, é prova concreta de que existe algo muito poderoso que inspira seu Ser. Por isso não considero os textos meus propriamente.

Prefiro a propagação livre e espontânea do ideal íntimo e universal do que seu aprisionamento, com a glorificação da ferramenta que serviu de canal ao mesmo.

Ídolos ou Ideal?   [1]
Eis a questão...
Quem defende o poder desorientado se mantendo "neutro" é
egoísta. Não peço para se jogar em abismos, mas para
agir com mais consciência. Pois (quase) todo mal que
recebemos é um bumerangue que lançamos
inconscientemente...
E finalmente chegou o momento - não planejado, nem desejado, muito menos esperado... - em que me senti capaz de passar para este espaço uma sistematização do que busco filosoficamente e falo poeticamente, que é a Sistematização do Processo Evolutivo [2]. Pus um pé no intelectual-analítico da ciência para satisfazer as mentes aprisionadas pela mesma. A síntese teológica-filosófica encarnada na análise científica.

O intuito é falar para todos, respeitando a vida e liberdade de cada ser.

Essa é, a meu sincero e profundo ver, a busca pela Verdade - que um dia libertará.
Buscar o Conhecimento pelo Amor à Sabedoria.

Krishna, Lao-Tsé, Sócrates, Platão, Moisés, Cristo, Pascal, Rohden, Ubaldi, Einstein, Francisco de Assis, Kardec, Gandhi,...

Esses sim, milênios à frente, com muitas dores pela frente [3].

Sem Dor não há Salvação...

Nada de doutrinação, nada de imposição. Apenas constatação...

Os Grandes afirmam as verdades relativas do mundo mas demonstram (e vivem!) uma maior...muito mais próxima da Absoluta.


Referências
[1] Título de livro atribuído a Huberto Rohden.
[2] http://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2015/03/sistematizacao-do-processo-evolutivo.html
[3] http://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2014/11/mil-anos-frente-mil-dores-pela-frente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário