quarta-feira, 15 de abril de 2015

A ASCESE MÍSTICA TRADUZIDA EM ENTRETENIMENTO (show!)

Conforme prometido, uma interpretação cósmica de Frozen.

A descida dos ideais em forma de entretenimento. Isso
sim é bom: casar o ideal (vir-a-ser) com o atual (real transitório). 


LET IT GO
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Let it go, let it go
Can't hold it back anymore
Let it go, let it go
Turn my back and slam the door


Deixe ir, deixe ir
Não posso mais segurar
Deixe ir, deixe ir

Viro as costas e bato a porta

The snow blows white on the mountain tonight
Not a footprint to be seen
A kingdom of isolation and it looks like I'm the queen
The wind is howling
Like the swirling storm inside
Couldn't keep it in
Heaven knows I try

A neve sopra forte na montanha hoje

Nenhuma pegada à vista
Um reino de isolamento e parece que sou a rainha
O vento uiva
Como a espiralante tempestade interior
Não pude mantê-la presa dentro de mim
O Alto sabe que eu tentei

Don't let them in, don't let them see
Be the good girl you always had to be
Conceal, don't feel, don't let them know
Well now they know

Não deixe-os entrar, não deixe-os ver

Seja a boa moça que você sempre foi
Esconda, não sinta, não deixe-os saber
Mas agora eles sabem 

Let it go, let it go
Can't hold it back anymore
Let it go, let it go
Turn my back and slam the door
And here I stand
And here I'll stay
Let it go, let it go
The cold never bothered me anyway


Deixe ir, deixe ir
Não posso mais segurar
Deixe ir, deixe ir
Viro as costas e bato a porta
A cá estou eu
E cá vou ficar
Deixe ir, deixe ir
O frio nunca me incomodou mesmo

It's funny how some distance
Makes everything seem small
And the fears that once controlled me
Can't get to me at all
Up here in the cold thin air I finally can breathe
I know I left a life behind
But I'm too relieved to grieve

É engraçado como um distanciamento

Faz tudo parecer pequeno
E os medos que um dia me possuíam
Não me atingem mais
Aqui no ar frio e rarefeito eu finalmente posso respirar
Sei que deixei uma vida atrás
Mas estou muito aliviada para lamentar

Let it go, let it go
Can't hold it back anymore
Let it go, let it go
Turn my back and slam the door
And here I stand
And here I'll stay
Let it go, let it go
The cold never bothered me anyway


Deixe ir, deixe ir
Não posso mais segurar
Deixe ir, deixe ir
Viro as costas e bato a porta
A cá estou eu
E cá vou ficar
Deixe ir, deixe ir
O frio nunca me incomodou mesmo

Standing frozen in the life I've chosen
You won't find me, the past is so behind me
Buried in the snow


Ficando congelada na vida que escolhi
Você não me encontrará, agora o passado está tão na retaguarda
Enterrado na neve
Let it go, let it go
Can't hold it back anymore
Let it go, let it go
Turn my back and slam the door
And here I stand
And here I'll stay
Let it go, let it go
The cold never bothered me anyway


Deixe ir, deixe ir
Não posso mais segurar
Deixe ir, deixe ir
Viro as costas e bato a porta
A cá estou eu
E cá vou ficar
Deixe ir, deixe ir
O frio nunca me incomodou mesmo

Let it go
And here I'll stay, let it go, let it go
Let it go


Deixe ir
E aqui eu vou ficar, deixe ir, deixe ir
Deixe ir

Link: http://www.vagalume.com.br/demi-lovato/let-it-go.html#ixzz3XOq4pqzd
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Perceba a catarse* mística pelo qual a mocinha passa. Existe algo de muito profundo em cada desenho desse tipo. Mensagens tão belas e sublimes que a mentalidade analítica-sistematizadora é incapaz de captar conscientemente - apenas no subconsciente.

A kingdom of isolation and it looks like I'm the queen
The wind is howling
Like the swirling storm inside
Estou só na minha solidão. Hei de descobrir uma companhia - interior. Uma companhia mais poderosa do que todas as outras que já tive.
O vento (ambiente) uiva (reprova).
Assim como o caos dentro de mim. Tensão nervosa ao máxima. Energia no pico, temor e incerteza, mas um continuar firme e irresistível...Maturação interior...

Couldn´t keep it in
Heaven knows I try
Chegou um ponto em que o fingimento era insuportável.
O Alto sabe que eu tentei...Me esforcei em agradar o mundo, a família, a sociedade, os grupos, os empregadores, meu ego, reprimindo meu Eu espiritual ao máximo...minha essência querendo se manifestar.

Can´t hold it back anymore
Ou seja, não sou mais capaz de sufocar esse meu potencial incrível. Quero senti-lo, quero vivê-lo. Porque ele é muito mais profundo que um ter: ele é parte de mim. É parte da minha essência!

It's funny how some distance makes everything seem small
Ter uma visão global (intuitivo-sintética), de tempo e espaço, englobando todas relatividades numa síntese interior, faz nossas atividades parecerem pequenas; nossos dramas insignificantes; nossos prazeres efêmeros e nosso egoísmo errado. Grande conscientização da mocinha!

I know I left a life behind 
But I´m too relieved to grieve
Tudo que construí ao longo dos anos - todos meus estudos, amigos, títulos e posses, tudo que conheço - foi abandonado. Esse ímpeto interior me trouxe do zênite material ao nadir da existência. Mas tão grande foi a sensação de libertação desse mundo de matéria sufocante que nem me dou ao trabalho de lamentar - será que há o que lamentar? Será...?


Catarse (do grego κάϑαρσιςkátharsis, «purificação», derivado de καϑαίρω «purificar») é uma palavra utilizada em diversos contextos, como a tragédia, a medicina ou a psicanálise, que significa "purificação", "evacuação" ou "purgação". Segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama. fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Catarse)

**https://www.youtube.com/watch?v=hYg5D1V5Wew  --->  Diversidade revelando Unidade !

Nenhum comentário:

Postar um comentário