terça-feira, 24 de março de 2015

SOBRE SEGUIR SUA CONSCIÊNCIA E NOVOS SISTEMAS

Existem pessoas que acreditam que não entrar na onda da (quase) unanimidade de pensamento que domina numa determinada época e/ou local significa ser diametralmente antagonista a essa onda. Ou seja, negar tudo que afirma e desejar combater seus componentes. Observação muito superficial para aqueles que transcenderam o intelecto.

"Ou você é 100% A ou 100% B."

Mas no fundo tanto o A quanto o B tem sua parcela de verdade (e ignorância). E ambos estão perdidos num vasto oceano onde só existem (ou melhor, são reconhecidas) provas, análises e erudição intelectual.

Não aderir a certos movimentos cegamente por considerar que estes são - em sua essência - apenas massa de manobra arquitetada por agentes econômicos poderosos é sinal de sapiência. Significa não seguir a onda da forma mental dominante. Significa perceber o jogo de forças agindo silenciosamente no subterrâneo - jogo que na superfície assume as formas mais belas e aceitáveis, e portanto capaz de aliciar os mais diversos membros. Não me refiro a não seguir simplesmente por ser "do contra" ou por ter alguma relação egoísta relacionada ao alvo do momento, e sim por sentir um quê de vazio em participar de algo que o fundo da alma rejeita.

Para quem deseja compreender melhor do que estou falando recomendo que leiam o último artigo do Mino Carta [1].

Anne Frank: disse tudo!
Que fique claro: Não se trata de apoiar ou descreditar nenhum grupo, e sim de revelar a dificuldade de expandir nosso campo conceitual e abandonar a forma mental que formamos (ou que nos é imposta, discretamente). O texto que recomendo pode ser visto como uma exemplificação dos conceitos apresentados aqui. Esta referência ajudará a compreender o texto abstrato, enquanto este dará uma visão telefinalista para aquele.

BLOG --> TEXTO     (SÍNTESE --> ANÁLISE)

TEXTO --> BLOG     (ANÁLISE --> SÍNTESE)

Na análise - como se sabe - trata-se de temas específicos. Portanto o exemplo que peguei se encaixa perfeitamente na síntese, que é universal e imparcial; assim como qualquer tema. Mas sob a ótica de uma análise (uma área do conhecimento, por exemplo, as ciências térmicas), é impossível englobar o Todo.

Eu particularmente não pretendo me enveredar pelos caminhos da ciência política ou econômica. Este blog (creio eu) é mais universal - e portanto poderoso - do que isso. O que não implica que a política e a economia estejam desvinculados dos grandes temas aqui tratados. A diferença é que os temas lidam com a essência, a síntese, trabalhando com o universo intuitivo; ao passo que as especificidades de nosso mundo lidam com os teoremas, a análise racional, trabalhando com o universo intelectual. Ambas são importantes. Mas o nosso mundo está dando sinais de saturamento intelectual, clamando inconscientemente por algo a mais: a consciência.

De acordo com Ubaldi existem diversos níveis evolutivos:

SENSÓRIO --> INTELECTUAL --> CONSCIENCIAL --> MÍSTICO -->...

Em seu terceiro livro, Ascese Mística, ele não soube conceber o que havia além do nível místico-unitário, mas afirma a possibilidade de haverem níveis além de sua visão.

Nós estamos no segundo nível. Depois de tantos séculos e milênios...Eis como a evolução efetiva se dá a passos de tartaruga.

Lentos mas firmes...

Os diferentes finitos orbitando em torno do infinito.
Orientados por ele, agindo por conta própria.
Quando muitos afirmam que uma pessoa é "burra" não sabem o que dizem. Essa pode ser uma visão relativa ao que ela viu no outro, ao que disseram do outro, ao que os métodos atuais de avaliação extraíram - e diagnosticaram - do outro. Além disso, incorre-se ao erro de considerar o outro ser como uma entidade estática, cujas aptidões e sensibilidade são invariáveis no tempo. E o ser que afirma (ou pensa) a "burrice" de uma classe ou pessoa ou povo ou etc na verdade nada mais faz do que revelar a sua própria.

Muitos são inteligentes. Sabem explicar e provar e argumentar. Tão sedutor é o campo mental que muitos entram no campo de batalha armados de intelectualidade para vencer os outros (igualmente armados dela).

Quem entrou no campo consciencial pode não ter a mesma potência intelectual de seus vizinhos terrestres. Portanto, é incapaz de provar ou argumentar com a mesma elegância e eloquência algo que é uma verdade universal. Logo, esses seres partem para o refúgio e interagem com o mundo na medida do necessário, garantindo seu sustento físico. São pessoas calmas e serenas que não tomam posição e pouco interagem com o mundo que acontece.

Ser consciente e não ter o intelecto desenvolvido como o dos leões do mundo demanda resignação.

Ser intelectualmente rico e inconsciente arrasta o ser para a luta competitiva.

Ser consciente e intelectualmente alinhado - mesmo que em pequeno grau - impulsiona o ser a desejar construir pontes entre os dois mundos.

 A consciência permeia o intelecto. Início de uma ascensão humana integral.

Nem isolamento consciencial-resignado passivo,
O livro desmistifica o que o mundo
tenta consolidar. O perigo do livro: ser
 interpretado erroneamente por introduzir
conceitos universais.
Nem luta intelectual-destrutiva ativa.

E sim consciência trabalhando no mundo via intelecto, guiando-o.

Voltando ao tema...

O momento atual é polarização. O problema: achar que cortar um elemento ou grupo resolverá o problema substancial. Não. A forma mental continua a mesma, e com isso o sistema que opera segundo ela e a estrutura que o sustenta continuam iguais. Muda-se a forma. Apenas.

Outro ponto: o ódio é comumente manifestado de maneira a parecer desejoso pelos mais altos ideais. Não quero dizer com isso que as afirmativas belas sejam inválidas, e sim que elas podem ser usadas para manter tudo como está.

O problema de alguns leitores está em querer usar o parágrafo anterior para desqualificar EM SUA ESSÊNCIA ideais que tentaram ser implantados no século XX. Igualam a substância à forma. E com isso se prendem à sua forma mental.

Vale lembrar que os seres não são estáticos, e consequentemente os sistemas que os governam. Uma idéia acima no nível biológico dos seres que a implementam levará facilmente a uma catástrofe. O biótipo  presente não consegue criar e viver em tal sistema, mas apenas idealizá-lo.

Quando ideais começam a ser concretizados existem sinais de que o sistema atual inicia o seu saturamento. Mas como a consciência se dilata lentamente e a mídia, - órgão em sua maioria engessado e liberalmente autoritário contribui para frear o despertar espiritual, julga-se (precipitadamente) que os ideais do passado (passado ou presente?) devem ser esquecidos. Conformismo. Falta de vontade de trabalhar de fato. Fugir ao verdadeiro desafio: trabalhar criativamente no campo social, psicológico, filosófico.

O ideal é sempre ideal.
A implementação do mesmo muda com o tempo.
Ontem desastrosa, hoje repensada, amanhã concretizada.

Escravismo, Feudalismo, Capitalismo, Socialismo,...

O homem sempre desejou mais bem-estar e felicidade em seu íntimo. O escravismo, o feudalismo e o capitalismo foram capazes de propiciar isso.

Mas vejam: eu afirmo isso e muitos vão achar absurdo que a escravidão e o feudalismo foram bons. Mas foi justamente do feudalismo que chegou-se ao capitalismo (por pior que muitos julguem a Idade Média). A questão é que o ser humano sempre irá fazer aquilo compatível com seu nível biológico.

Não se deve culpar a fera por ser fera.
Quem está acima não julga ou culpa. Pode no máximo constatar.

Da mesma forma que na época julgava-se o feudalismo o melhor tipo de organização, amanhã pode ser que o capitalismo seja uma forma primitiva de conceber as relações (ou falta de...).

A questão é a seguinte: É fácil afirmar o que está em voga e parece inexorável e insubstituível; Difícil é conceber novos patamares, pautados por novas relações e prioridades, sem ignorar as coisas boas do mundo presente, e trabalhar para o mundo perceber isso.

Arrisco afirmar que o socialismo, em sua essência até hoje não praticada - mas cada vez mais assimilável e praticável - será o próximo sistema político-econômico. Um socialismo corrigido, englobando não apenas a sociedade, mas toda a fauna e flora e fenômenos físicos. E não será o último. Apenas mais um grande passo rumo à perfeição.

(Obs: Neste ponto, antes de causar divergências, recomendo fortemente a leitura de obras de Bertrand Russell e Noam Chomsky [2].)

Muito além deixarão de haver organizações e tudo funcionará sem leis.

Somente a Lei de Deus, revelada em cada Ser, bastará.

Ela é Tudo e é Simples para aqueles que atingiram sapiência...

Como eu disse em outro ensaio, o TER deve servir o SER. Mas - como se vê - isso não implica na eliminação do velho.

Quando a humanidade incorporar em sua alma essa noção de transformismo, a verdadeira revolução terá início. A revolução consciencial que demarcará a fronteira entre os futuros saltos pacíficos e os passados saltos violentos.

Nós somos mais do que sabemos.
Nós podemos mais do que queremos.
Nós seremos mais do que somos.

Estamos em transformação rumo à fonte Infinita.


Referências
[1] http://www.cartacapital.com.br/revista/842/o-brasil-explica-a-si-mesmo-8290.html
[2] De Russell, Elogio do Ócio; de Chomsky, Notas Sobre o Anarquismo - nada de
      radicalismo ou apologia ao nada-fazer...creiam em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário