sábado, 28 de março de 2015

SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO EVOLUTIVO (parte 2.5)

Me escapou à mente dois casos ainda possíveis: 1.c e 1.d.

Para aqueles que se interessaram e chegaram até aqui não há problema. O que foi dito foi dito. Somente peço que considerem a parte 2.1 com 8 casos (já corrigi o diagrama e texto).

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caso 1.c

Conscientização precoce com uma potenciação intelectual assombrosa. Trata-se de gênios da ciência ou arte (ou ambas). Biótipos cuja humildade é tão assombrosa quanto sua grandeza e capacidade de unificar idéias em campos díspares e abstratos. 

Figura 10: Caso dos gênios.

Eles conseguiram ir além do que o mundo conseguiu sistematizar concretamente até o momento, antes buscando e depois criando mais. Sua criação é bem orientada precocemente e altamente potenciada. O mundo percebe sua grandeza e importância mas não assimila rapidamente as suas criações de conceitos e invenções e obras de arte. Nem compreende o que motiva-os a criarem febrilmente (sua doação pela humanidade). Não há ganância, só amor.

Leonardo da Vinci, Blaise Pascal, Isaac Newton são exemplos clássicos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caso 1.d

Nessa situação chega-se ao cume após, mas a demora para se transitar de fase é compensada pelo "plus" de conhecimento intelectual adquirido. Mas essas descobertas, apesar de interessantes, já não são efetivamente úteis para o mundo. No entanto, como no caso 3.b, pode-se auxiliar aqueles que ainda não atingiram a noção da importância do espírito.

Figura 11: Semelhante a 3.b, mas com mais delta
intelectual.
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário