sábado, 28 de março de 2015

SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO EVOLUTIVO (parte 2.3)

Caso 2.a

Quando alguém chega ao zênite intelectual portando um grau de consciência igual ao biótipo médio, mas com menor bagagem cultural, existe um menor desequilíbrio. As quantidades (intelectualidade, informações, sensações) a serem conduzidas e administradas pela qualidade (espírito) são menos, e portanto o trabalho consciencial é facilitado. Isso pode ser bom ou ruim.


Figura 6: seres pouco visíveis neste mundo. Equidistantes
dos sábios humildes e gênios equilibrados.
Bom porque o esforço ascensional fica mais claro e os esforços mais orientados. Ruim pelo motivo que a amplitude de influência é menor. Ou seja, você progride substancialmente na mística vertical (interior) mas sua capacidade de influência horizontal via ética (exterior) é reduzida. Poque sabe-se menos sobre áreas visíveis, sentidas e reconhecidas pelo mundo - digamos que há menos "links" entre o ser e o mundo. 

Seres equidistantes dos sábios humildes e racionais equilibrados. Ou nem tão sábios quanto pessoas simplesmente boas, nem tão intelectualizados quanto gênios da arte ou ciência. Compreendem esses dois biótipos supra-normais, sendo capazes de reconhecê-los e captar o porquê de seus atos e pensamentos. Mas não possuem classificação que os destaque, pois toda sua jornada se assemelha à média, não havendo um delta consciencial* que permita perceber claramente sua natureza. 

São humildes num mundo competitivo.
São despercebidos num mundo falante e exibicionista.
São um sucesso na vida pessoal e uns simplórios na vida pública.

Exemplos são mais difíceis justamente por suas características. Cabe ao leitor reconhecê-los em sua vida após ler e compreender os conceitos aqui apresentados.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caso 2.b

O caso derivado contrário é quando a amplitude intelectual atinge graus ainda maiores no mesmo ponto. É como se o ponto de saturação desse biótipo fosse acima do limite médio. Trata-se de uma pessoa capaz de percorrer uma vastidão de campos do saber de nosso mundo . A figura é só uma exemplificação, mas a diferença entre amplitudes pode ser tremendamente maior (4:1, 10:1, 20:1,...). Isso gera uma potência maior de contribuição para o mundo em seu nível. 


Figura 7: seres visíveis neste mundo. Equidistantes
dos sábios humildes e gênios equilibrados. Se desgastam.
Isso revela um ser (digamos) com mais potencial de atuação no mundo presente, englobando mais intelectualidade e erudição que a média, mas cuja ascensão individual é desacelerada (reparem nas setas menores) justamente por se dedicar - na 2a fase - mais ao bem comum do que a si mesmo. Isso é bom efetivamente e ruim aparentemente. Porque se doar em prol dos outros, sacrificando sua saúde e tempo por algo maior, unificando conceitos, é uma forma de amor.

No entanto, assim como em 2.a, esses seres são equidistantes dos 1.a e 1.b. Ou seja, vibram em harmonia com o mundo na vertical mística, mas tem mais potencial de aliciamento na horizontal ética.

Se doam num mundo competitivo.
São percebidos mais por sua erudição do que pela sua vontade de unificação.
Podem ser um sucesso na vida pública mas poucas forças tem para a vida pessoal.

Um exemplo que me vêm à mente é o professor Clóvis de Barros Filho, da USP.

(continua)


* Ver figuras 4 e 5. Chamo "delta consciencial" a diferença entre as amplitudes intelectuais    
 atingidas entre um e outro biótipo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário