sexta-feira, 27 de março de 2015

SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO EVOLUTIVO (parte 2.1)

Já comentei sobre os absolutos (fixos) do nosso diagrama e o inexorável caminho transformista que permeia a vida de todos seres humanos. Agora quero comentar sobre os modos - ou possibilidades - de seguir esse caminho. Ou seja, as formas de se atingir o mesmo fim individual.

Quero lembrar mais uma coisa: cada estágio máximo individual difere do outro. Faço isso para que tanto a concepção de Ubaldi quanto a de Rohden estejam de acordo com minha idéia, e principalmente porque acredito nelas. Isso significa que quando atingirmos o ápice da nossa espiritualidade estaremos ocupando uma hierarquia específica no Sistema*.

Primeiro ponto
Através do diagrama da Figura 2 (parte 1) observa-se que existem duas variáveis que podem ser alteradas em relação ao diagrama-referência (azul): a amplitude horizontal máxima (x) e o estágio (y) em que ela ocorre.

Note que uma vez cientes do máximo conhecimento x, sabemos qual é a consciência y.
Ou seja, uma variável está em função da outra.

Aliás, em todo diagrama elas se relacionam. E essa relação pode ser vista por dois pontos de vista:

y = f(x)     -->  Consciência em função do Conhecimento                                 (I)

e

x = f(y)    --> Conhecimento em função da Consciência                                   (II)

Eu sei que entrar com a matemática e termos desse tipo pode parecer uma tentativa de elucubração desnecessária, mas peço paciência. Logo adiante ficará claro o porquê de eu estar recorrendo aos conceitos lógico-matemáticos.

Por que eu optei por representar uma mesma relação de duas formas?
Oras, se sempre se fala aqui na importância de reduzir tudo à sua essência, isso só pode indicar a necessidade de ter uma visão Onilateral** (Rohden) das coisas.

Repare: quando algo está em função de outra considera-se que uma (ou múltiplas) variável(eis) dependente(s) se alteram em função de uma (ou múltiplas) variável(eis) independente(s).

Ou seja,

v.dependente = f(v.independente)

Por isso uma está em função da outra.

Ou seja, quando na mesma relação eu inverto o papel que acada variável cumpre, altero as prioridades sem negar uma ou outra necessariamente. 

Traduzindo para o português: mudo o ponto de vista: da vida, das relações, dos amores, dos amigos, do dinheiro, do trabalho, do estudo,...

A minha visão é a seguinte: na primeira fase da evolução humana o conhecimento irá guiar a consciência. Ou seja, o menos (intelecto) inconscientemente irá guiar o mais (espírito). Na segunda fase (ponto de epifania) o mais passa a guiar o menos - como deve ser.

Dessa forma a relação (I) predomina na Fase 1, enquanto a (II) lidera a Fase 2.

Creio que a humanidade esteja caminhando para o ponto em que haverá essa inversão de prioridades. A própria inteligência (inconscientemente) está nos levando a isso (graças a Deus!).

Como Rohden brilhantemente sintetizou:

Lúcifer guiando Lógos é Satan.
Lógos guiando Lúcifer é Angelos.


Segundo ponto
Visto que o máximo de x e a altura em que ele ocorre podem variar, conclui-se que existem três casos subdivididos em oito:

1. Diferenças em amplitudes (x) e pontos de máximo (y) - para mais ou para menos (4X).

2. Diferença em amplitudes (x) e mesmo máximo - para mais ou para menos (2X).

3. Diferença de pontos de máximo (y) e mesmas amplitudes - para baixo ou para cima (2X).

O 1o caso tem o dobro de situações que os outros porque as duas grandezas são tomadas como variáveis.

Separei-os e nomeei-os, conforme a Figura 3 mostra.


Figura 3: casos a serem explicados e exemplificados.


Decido deixar os casos para o próximo texto a fim de não cansar aquele que chegou até aqui - com muita paciência.

(continua)


Observações
* Para compreender a essência do vocábulo recomendo a leitura dos volumes O Sistema: gênese e estrutura do Universo e Queda e Salvação. De forma geral podemos traduzir "Sistema" por "Paraíso" e "Anti-Sistema" por "Nosso mundo interior atual", podendo ser um "inferno" ou "purgatório".
** Onilateral = de todos os lados

Nenhum comentário:

Postar um comentário