domingo, 16 de novembro de 2014

JOGO DE FORÇAS ASSIMÉTRICO

--------------------------  ---------------------------------  -----------------------------------
A presença subterrânea da força (bélica, econômica, psicológica) enfraquece a potencialidade de qualquer conversa no plano elevado das idéias. 
As conclusões serão incompletas
                              frouxas
                              podadas - assim que se apresentarem alternativas REALMENTE novas.

É o mundo, é a vida... 
Foi assim, é assim.
Mas não precisará ser sempre assim. 
Porque "a rentabilidade do passado não é garantia de rendimentos futuros"
Nem "a falta de rentabilidade do passado é garantia de fracassos futuros"
Não é o que os financistas dizem?

E...por quê na vida seria diferente?

Senão, para que trabalhar, para que se indignar, para que viver?
Para que? Para quem?
Para quem...
--------------------------  ---------------------------------  -----------------------------------

Revolução dos Cravos (Portugal, 1974).
Quando soldados e povo afirmaram em uníssono.
O ideal toma forma. Por um átimo, mas toma. 
O consenso afirma existir liberdade em nosso mundo ocidental democrático. Pelo menos é essa a idéia que os meios de comunicação mais lidos, vistos e ouvidos apregoam a milhões de ouvintes (ou devo dizer, consumidores?).

A princípio, se observarmos como as relações se tecem, podemos atestar a veracidade desta afirmação. Em seguida, se observarmos mais atentamente (ouvindo quem nunca foi ouvido, nos colocando no lugar de outros e vivendo outras realidades), percebemos que essa primeira concepção de liberdade parece contradizer as atitudes que tomamos – norteados pela mesma. Melhor dizendo: tomamos decisões baseados em como o mundo reagirá a elas. Mesmo que afirmemos o contrário, nos damos conta que estamos mascarando - por medo de sermos incapazes de sustentar nossos mais profundos sentimentos. Nos norteamos mais pelo exterior do que pelo nosso íntimo. Pelo dinheiro mais do que pela realização pessoal.

É claro que o mundo se transforma: há muitos jovens que ousam escolher carreiras baseando-se na realização pessoal e menos nos benefícios e reconhecimentos externos. Mas a realidade ainda tem peso. E esse peso emerge ao longo dos anos. É aí que somos colocados à prova.

O idealismo de muitos jovens se esvai ao longo dos anos. A imponente inércia do mundo, presente e operante, ancora a pessoa a certos comportamentos. Indivíduo após indivíduo, crença após crença, valores após valores, cedem à massa do pensamento predominante. O que é justo, belo e certo é ditado pela força numérica. O objetivismo esmagando subjetivismo. Leis estabelecidas por força do número. Diferenças aceitas somente até o ponto que comece a abalar o establishment. Mas todo progresso iniciou-se com abalos profundos – a nível individual primeiro, seguido pelo coletivo. É nesse momento de tensão entre mundo e ser que poderemos rever nosso conceitos. E - infelizmente - dificilmente poderemos expor esses problemas. Pelo menos no mundo atual, com sua forma mental voltada para o exterior.
Existe um empecilho fundamental à rápida evolução de nosso mundo: a assimetria das forças.

A moça de vermelho. Sem medo, cheia de determinação.
Focaremos no arrefecimento do que se imaginou,
OU nas possibilidades que começam a florescer
na humanidade?
A hierarquia presente nos governos, nas empresas, nas famílias, e até nos meios sociais silenciam milhares de seres cuja concepção de mundo dilatada é impedida de se manifestar. Na grande maioria das vezes esses seres sentem uma verdade muito profunda - não exposta, não lidada, não admitida - e comprovam suas idéias através de anos de observação. Tudo se encaixa. Mas são incapazes de transmitir em palavras - seja oral ou escrita - tal ordem de idéias. Conceitos tão profundos que escapam à capacidade de compreensão do mundo, que relega-os aos porões da indiferença. E mesmo conseguindo expor claramente, seus métodos não são aceitos. E jamais serão, pois esses conceitos não dependem de habilidades argumentativas, e sim de um sentimento pessoal – renasce o poder do subjetivismo. Daí o ser diferente conclui: quem é incapaz de conceber outras formas de vida é cego aos milagres (e às possibilidades) que operam todo dia diante de seus olhos.

Quando estamos diante de um sistema de hierarquias precisamos conter certos impulsos. Atitudes que mesmo visivelmente maduras colocam todos nus diante de si mesmos. Da base ao topo. E o topo e o baixo, preso à forma mental hierárquica, se ofende com essa "insubordinação" do ser que ousou apresentar sua idéias e seus sentimentos em relação ao mundo. Mesmo que de forma clara, pacífica e sincera.

O ser que sentiu o milagre da vida, chegando à solução conceptual dos últimos problemas, via síntese, é incapaz de abandonar os conceitos adquiridos. A não ser que esteja equivocado. Mas expondo a idéia à arena e sofrendo todos assaltos do mundo é possível testá-la. E se o mundo é incapaz de mostrar algo melhor, simplesmente soltando uma saraivada de negações (incompreensão) baseado numa realidade, a idéia só é reforçada. Eis o experimento mais fascinante do Universo. O ser pode se calar e retrair, mas sua mente jamais acatará os métodos do mundo. Vitória aparente deste, e maior dor e maturação daquele. Maturação esta que levará à transformação substancial da personalidade do ser.

O problema não são as hierarquias em si, e sim a falta de liberdade que elas impõem à humanidade. A não ser que se trate de uma hierarquia divina, absoluta e justa - que não é o caso, já que nosso mundo se encontra em constante transformação, dada sua relatividade.

Para deixar a gravidade do caso mais clara exponho um exemplo prático.

Vamos supor que numa organização existam seres com variadas idéias. E que exista um particularmente cujas inclinações e gostos difira enormemente da maioria. E que esse ser vá revelando isso ao longo dos anos. Chegar-se-á num ponto em que numa roda de discussão pessoas de alto escalão possam ouvir e participar de uma conversa com esse indivíduo. Mas diante de um mesmo problema em que se considera que todos entrem num consenso geral, esse ser, se possuir personalidade verdadeiramente forte, tenderá a investigar à fundo essas verdades consolidadas, desmascarando-as, revelando possíveis contradições. Choque, indignação e medo. Abalou-se uma ilha de solidez do mundo. E se ele insistir em seu ponto, os ataques começam. Incessantemente. Cada vez mais criativos e fortes. De surpresa. Eis a prova mais titânica do mundo. Tensão aguda. Pressão que, se suportada sabiamente até uma (primeira) barreira, torna-se conquista interior.

O primeiro ímpeto desse ser é restringir seu público ao âmbito pessoal: apenas aqueles hierarquicamente próximos serão passíveis de conversa. E a circunstância. Isso é vital para que o aprofundamento seja minimamente possível. Entra-se no campo da subjetividade humana. Trabalha-se com o desconhecido, com o íntimo, com as causas profundas dos fenômenos. Tarefa laboriosa e aparentemente sem sentido. Apenas quem sentiu os milagres da vida tem a energia e determinação em levar essa jornada adiante. E tanto mais longe irá quanto maior sua maturação interior. Até às últimas conseqüências – caso de Cristo e Sócrates.

Cena de "Capitães de Abril" (2000).
Antônia (Maria de Medeiros) conversa com
o capitão Salgueiro Maia (Steffano Accorsi).
Essa assimetria de forças pode ser claramente sentida no julgamento de Sócrates, quando a elite de Atenas condenou-o no mundo sem no entanto vencê-lo no campo das idéias. O que se traduz nessa realidade: o mundo, com toda sua inércia e peso material, quando diante de uma espiritualidade mais luminosa do que suas trevas, fará o possível para anular seus efeitos, matando seus emissores. No entanto o que morreu foi apenas um corpo. A idéia está presente. Fixada no solo subterrâneo, florescerá ao longo dos séculos. Cada vez mais forte, cada vez mais elaborada.

Essa assimetria permite que a ignorância e o conservadorismo imperem muito além do tempo necessário.

Quando duas pessoas sustentam duas idéias diferentes e estão diante de uma autoridade - que apóia uma delas - a tendência será a seguinte: quem concebe mais e está vetorialmente oposto ao poder, deve se limitar a não manifestar toda sua visão e potencialidade. Pois se demonstrar isso, estará ofendendo o establishment. Logo, deve ceder, deixando o outro “vencer” na arena da argumentação. Uma “vitória” apoiada na força do mundo. Uma vitória que vence apenas com uma pressão econômica (perder o emprego) e psicológica (perder o emprego, os colegas, os contatos, a voz,...). Logo, uma pseudo-vitória.

É o ser contra o mundo. O mundo contra o ser. Não pela imposição deste àquele, mas apenas porque o indivíduo solitário ousou ir além, e cada vez mais, vendo-se diante de negações sucessivas. Quem estabeleceu a cisão foi o mundo, não o ser. Este está aberto ao diálogo profundo. Aquele vê nisso uma artimanha de embromação. Será? O tempo revelará...

Numa vivência assimétrica nunca haverá lugar para o pleno desenvolvimento. Quem perde são todos. Ninguém irá além do que é admitido. Todos são educados (adestrados) a não "desrespeitarem" a "ordem" estabelecida. Resultado: muitos indivíduos se fecham e vivem a sua vida. Aceitam quem estiver disposto a conversar; aceitam uma crítica sincera; aceitam conviver. Mas jamais deixam de crer e pensar gratuitamente, por conveniência. Mas o mundo não quer ser convencido. Deseja uma falsa evolução. Uma transformação aparente, da forma. Porque trabalhar a substância é doloroso além da conta. É um trabalho tão profundo que pode resolver os problemas do trabalho na superfície – aquele tido como o único existente.

Você, descrente nos métodos do mundo, deseja mais sinceridade, mais abertura, mais liberdade, mais segurança, mais felicidade? Então não vejo outra alternativa: difunda as idéias diferentes. Viva, experimente, ame no aspecto mais amplo. Com isso teremos forças para difundir verdades profundas. Cada vez mais.

E assim iniciará a maior revolução de nossa orbe: a nossa interna.

E com ela, a do mundo.


Filmografia recomendada
>> http://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%A3es_de_Abril     [sinopse]
>> https://www.youtube.com/watch?v=7cfPk3_rZxY                [trecho]


Nenhum comentário:

Postar um comentário